Inteligência humana, imagem da marca na era da inteligência artificial
É inegável que a transformação digital abre enormes oportunidades para as organizações e tornou-se a grande prioridade para empresas de qualquer tipo de setor e tamanho. Mas, nesses processos, com frequência costuma-se esquecer do componente de transformação cultural que acarreta, desvalorizando o papel das pessoas. Nada mais errado, já que apesar de ser evidente que a tecnologia é o catalizador da transformação digital, são as pessoas que fazem isso possível e, acima de tudo, as que melhor transmitem a cultura e a missão da empresa, algo essencial para obter o engagement do cliente e êxito nos negócios.
As empresas não devem esquecer que seus funcionários são antes de tudo pessoas, não recursos, ou seja, precisam criar um vínculo emocional com a organização para se sentirem envolvidos com sua missão e adotar seus valores. Isso vai ajudar o funcionário a gerar um sentimento de orgulho de trabalhar na organização. Além do produto ou serviço, o fator humano recupera seu protagonismo na era digital, na era da inteligência artificial. Um claro exemplo é nosso caso na Microsoft. Nosso compromisso e missão é potencializar as pessoas e organizações para fazer mais e ajudá-los a alcançar suas metas. Queremos fazer chegar às pessoas e empresas, os benefícios da atual transformação digital em que estamos imersos, de forma que possam maximizar sua competitividade. Mas se temos algo claro, é que nada seria possível sem as pessoas. A transformação digital passa por elas. Por pessoas potencializadas pela tecnologia.
A Microsoft é um lugar para a exploração, a criatividade, a inovação e o crescimento profissional. Tratamos de que nossos profissionais estejam inspirados e motivados a conseguir coisas extraordinárias, que deixem um impacto duradouro na sociedade, e tudo isso com uma cultura da inovação baseada na aprendizagem contínua. Valorizamos a contribuição de cada funcionário para o êxito de outros, sua capacidade para construir em grupo e as contribuições de outros membros do time. O sucesso está em aproveitar as ideias e contribuições dos outros e cada funcionário pode e deve contribuir, no possível, para o êxito de seus colegas e do negócio.
Os funcionários são nosso ativo mais importante. Na Microsoft tentamos tirar o melhor deles e desenvolver seu talento. Colocamos em prática muitas iniciativas para melhorar seu compromisso. Algumas delas procedem de nossa pesquisa de satisfação de funcionários, o que faz com que tenham um valor especial já que partem da própria equipe. Há um grande sentimento de pertencimento à organização. Nossas pesquisas internas refletem que mais de 98% de nossos funcionários são apaixonados pelo trabalho que fazem.
“Os funcionários procuram entornos de trabalho que impulsionem sua criatividade, melhorem sua produtividade e satisfação e os façam se sentir conectados com a cultura e a missão de sua organização”
O pessoal que trabalha na Microsoft acredita realmente que pode mudar o mundo por meio da tecnologia. Internamente, estamos gerando uma cultura que permite aos nossos funcionários ligar sua energia e sua paixão pela tecnologia com essa missão e, também, que saibam repassá-la fora da companhia, tornando-se verdadeiros embaixadores da marca. O entorno digital deu lugar a uma nova forma de trabalhar. Agora, mais do que nunca, os funcionários neste modern workplace buscam entornos de trabalho que impulsionem sua criatividade, melhorem sua produtividade e satisfação e os façam se sentir conectados com a cultura e a missão de sua organização.
Para que uma empresa prospere nesta nova cultura de trabalho, é necessário propiciar um alinhamento dos fuincionários com objetivos compartilhados. Assim, poderá atrair e reter funcionários engajados, comprometidos e que contagiem esse envolvimento fora da organização.
As pessoas são fontes de indicação muito mais confíaveis e valorizadas que qualquer anúncio ou publicação de uma marca. Uma empresa que tenha uma equipe comprometida é mais produtiva, mais rentável e chega melhor aos clientes do que as que trabalham menos o engajamento de seus trabalhadores.
“Uma empresa que conte com uma equipe engajada é mais produtiva, mais rentável e chega melhor aos clientes que as que trabalham menos o compromisso de seus trabalhadores”
Por conta do compromisso de os funcionários estarem estreitamente relacionados com a produtividade, a rentabilidade e a experiência do cliente, cada vez mais empresas focam em formas de melhorar esse engajamento. Se os funcionários perceberem que seu trabalho atinge diretamente no sucesso da empresa, se sentem mais comprometidos.
O fato de os trabalhadores serem embaixadores da marca não se consegue só pedindo para eles compartilharem os conteúdos. É necessário motivá-los para que eles mesmos sintam esse sentimento de integração, de tomar a iniciativa, sentirem-se inspirados pela cultura da empresa e inspirar, por sua vez, a outros. Não há sentido tentar construir uma marca de sucesso se os trabalhadores não se identificarem com ela. Os funcionários já não são embaixadores da marca. São a marca.