UNO Novembro 2022

O poder e o impacto da política europeia

Susana del Río Villar é diretora do programa integral da UE na Deusto Business School e membro do comité de peritos da Comissão Europeia

A União Europeia está a mostrar o seu poder político de forma tangível na recuperação e na transformação económica e social. A pandemia e a guerra na Ucrânia estão a atuar como catalisadores e aceleradores de respostas.

As instituições, como referência contínua e firme para implementar política, estão a mostrar a sua capacidade de tomar decisões que estão a forjar a UE do século XXI. É também importante destacar o poder interinstitucional, os meandros que permitem às instituições trabalhar de forma sincronizada, somando e criando sinergias.

A União Europeia mostra o seu poder político de uma forma tangível na recuperação e transformação económica e social.

Perante as críticas, tornadas tópicos, de quão lenta é a UE a tomar decisões, é agora que podemos afirmar com orgulho em ser europeus que a UE está a reagir, a decidir e a responder com agilidade, contundência e projeção.

Quando o Covid 19 chegou, os representantes das instituições europeias estavam conscientes de que tinham de procurar formas de dar luz verde a um Plano de Recuperação europeu. Ao mesmo tempo, a União Europeia foi capaz de coordenar uma campanha de vacinação europeia, um plano com uma dimensão sanitária supranacional, sem ter competência em matéria de saúde.

O delineamento do Plano de Recuperação europeu significou para a UE a entrada num novo processo de ação política associada à económica que é em si mesmo um marco europeu. Creio que podemos afirmar que o que está a acontecer é um reforço do processo de integração europeia dentro da sua própria integração. Ao mesmo tempo, nesta governação europeia a vários níveis, observamos como as forças de união estão sincronizadas com os pontos de vista de cada Estado-membro em relação a si próprio. É aqui que a soberania europeia sobrevoa os círculos concêntricos de pertença e pertenças; de cidadania múltipla e de múltiplas cidadanias. Nesta linha, é de notar que uma política da UE a vários níveis deve ser acompanhada por políticos capazes de olhar tanto a nível nacional como europeu num modelo de governação que combine espaços, tempo e cores políticas.

Os fundos de recuperação foram chamados Next Generation EU. Embora seja verdade que, no início, pode ter parecido um nome com um toque de marketing talvez demasiado explícito, o tempo estabeleceu gradualmente a sabedoria de conceitos que têm a solidariedade intergeracional e a responsabilidade partilhada como eixos.

Os fundos indicam dois vectores, o Pacto Verde Europeu e a Digitalização, juntamente com os eixos da igualdade e do crescimento e da coesão social.

A sustentabilidade, enraizada nas políticas ambientais, estende-se à necessidade de sustentabilidade sustentável em todos os parâmetros: institucional, político, empresarial, financeiro, académico e comunicativo. Só se a sustentabilidade for estruturada de forma transversal é que a sociedade será capaz de avançar face aos grandes desafios do nosso tempo.

A recuperação e a transformação económica andam de mãos dadas na forma de identificar os pontos fortes de cada empresa e estabelecer um plano de negócios que combina o que funciona com a incorporação de instrumentos que permitam a implementação de vectores centrados na transição ecológica, na transição digital ou em ambas.

No lançamento da primeira dívida conjunta europeia, é essencial observar o processo de decisão institucional com atenção ao trabalho interinstitucional a que me referi no início. A política da UE é moldada pela procura do consenso e compreende melhor o poder do debate para encontrar soluções baseadas na transversalidade.

As respostas da UE à guerra na Ucrânia e o seu posicionamento na política multilateral estão a dar visibilidade à necessidade da UE de uma verdadeira política externa.

A guerra na Ucrânia está a pressionar a UE a tomar decisões que podem não ter estado em cima da mesa durante anos. As respostas da União Europeia e o seu posicionamento na política multilateral estão a tornar claro que a UE precisa de uma verdadeira política externa. No tabuleiro de xadrez da globalização, a UE está a embarcar numa viagem rumo à autonomia estratégica precedida por uma bússola para indicar onde se situa o seu percurso. A guerra na Ucrânia está a produzir uma aceleração da realização estratégica e a UE já está a treinar e a jogar, a competir e a lutar, ao vivo. O despertar da Europa geopolítica é um facto.

A verdadeira ameaça de Vladimir Putin ao nosso modelo de integração, à democracia e à economia traz consigo uma revisão e um ajuste tanto dos parâmetros da economia europeia como de um acompanhamentoseguimento ainda mais minucioso na avaliação dos fundos de recuperação europeus. 

Um marco a ser levantado é a aprovação do mecanismo que liga a receção dos Next Generation EU ao cumprimento do Estado de direito. Esta importante ação política liga a receção dos fundos ao respeito pelos valores estabelecidos na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, que está juridicamente vinculada pelo Tratado de Lisboa. Esta conquista conduz ao aprofundamento político da UE e reforça, assim, a sua própria razão de ser.

Recuperação e transformação estão a unir as suas vertentes para conseguir uma redefinição do projeto europeu. Face à desintegração que poderia resultar do olhar de cada Estado sobre si próprio e os seus interesses, o contexto internacional torna mais visível do que nunca a aceitação de que a UE funciona e que a sua evolução se deve basear, por exemplo, num elevado debate sobre o nascimento da união fiscal europeia. Tudo se centra numa soberania europeia combinada com as soberanias nacionais. Nesta complementaridade, destaca-se a referência ao modelo constitucional da UE enraizado na Constituição de cada um dos seus Estados. Um modelo constitucional sumativo.

O poder integrador dos cidadãos é vital no processo de integração do nosso projeto europeu.

Na Conferência sobre o Futuro da Europa, as questões para o futuro foram trazidas à ribalta. O poder da política europeia está a ser utilizado na criação de tendências que permitam a génese, o desenvolvimento e a implementação da política e das políticas concretas a curto, médio e longo prazo, que definam e causem impacto em todas as esferas. Seguindo as pegadas de Robert Schuman, a UE continua a dar um passo de cada vez e, neste período turbulento, está a dar passos gigantescos. O modelo político europeu está a dar um novo passo através de políticas concretas, que afetam os cidadãos, baseadas na solidariedade de facto.

A viagem de ida e volta entre a decisão da UE e a resposta de cada Estado-membro está a conduzir uma nova política baseada numa resposta coordenada conjunta. Os cidadãos, através da democracia representativa, devem ver-se representados em todas estas decisões. O poder integrador dos cidadãos é vital no processo de integração do nosso projeto europeu.

 

Susana del Rio Villar
Membro do Comité de Peritos Independentes da UE
Doutorada em Ciência Política. Prémio Extraordinário de Doutoramento em Ciências Sociais e Jurídicas. Académica da Academia Europeia das Ciências e das Artes, Salzburgo. Diretora do Programa Integral União Europeia da DBS. Diretora do Grupo de Peritos "Convenção sobre o Futuro da Europa"; Conselheiro Académica da Fide. Embaixadora pela Paz pela Associação das Mulheres pela Paz Mundial. UE (WFWP). Autora de três livros sobre política europeia, Membro do Comité de Peritos Independentes da Comissão Europeia. Professora da UE: no Mestrado do Centro de Estudos Políticos e Constitucionais. Colunista do El Correo. Atualmente, é presidente do Comité Mujer e Tenis da Federação Basca de Ténis.

Queremos colaborar consigo

Qual o seu desafio?

Quer fazer parte da nossa equipe?

Quer que a LLYC participe do seu próximo evento?