Consumidores e marcas: uma nova era
De acordo com um estudo realizado pela PwC, um em cada três consumidores disseram que a confiança depositada em uma marca está entre as principais razões para influenciar uma decisão de compra, além do preço. Ao mesmo tempo, nos últimos anos, assistimos a uma tendência crescente na desconfiança da população, em geral, sobre os negócios e as empresas, apesar de recuperações ocasionais, informação evidenciada em índices como o “Trust Barometer”. As marcas são uma ponte que permitem às empresas se relacionarem de uma forma mais fluida e enriquecedora, mas a massiva quebra de confiança dos consumidores desempenha um papel cada vez mais importante nessa relação.
A era digital ofereceu às marcas novas oportunidades de interação com o consumidor, nas quais a transparência dos dados e a mudança no modelo de privacidade geraram diferentes formas de abordagens e experiências mais personalizadas. Mas, com a oportunidade, também vieram os abusos e, às vezes, o mau uso desses dados e o bombardeio de informações e conteúdo corroem a confiança do consumidor sobre marcas que nem sempre foram capazes de reagir a tempo aos requisitos de transparência, integridade e credibilidade de compradores cada vez mais informados, exigentes e posicionados em um plano relacional cada vez mais equitativo.
“As marcas capazes de concentrar seus esforços em fornecer inspiração, gerando valor para melhorar a experiência serão as mais preparadas para liderar as preferências do consumidor”
Este é o ambiente complexo, incerto e fascinante que exploramos na edição 32 da Revista UNO. Diante de uma relação entre consumidores e marcas cada vez mais regida pelos dados, em que fenômenos como inteligência artificial e a realidade virtual vão desempenhar um papel determinante, grandes especialistas do marketing e da comunicação analisam quais serão os desafios, mas também as oportunidades, desta nova era. Nela, as marcas desempenham, mais do que nunca, um papel fundamental para levar os consumidores às empresas. Aquelas capazes de concentrar seus esforços em fornecer inspiração, gerando pertencimento, agregando valor e usando os dados para melhorar a experiência serão as mais preparadas para liderar as preferências do consumidor. Confio que a visão dos especialistas que colaboraram nesta edição será tão interessante para você quanto foi para mim. Mais uma vez, é um prazer compartilhar com você nossas reflexões sobre os desafios que importam.